Quando eu pensava que estava tudo certinho e direitinho para a entrada do reguila na escola,eis que levo com um "balde de água fria"...
Pois neste país no que toca ajudar em relação ás crianças só sabem dificultar,tudo isto porque o chamado espaço ATL não é a mesma coisa que o CAF( complemento de apoio á familia),tem várias vertentes diferentes do ATL.
Para começar aqui vão algumas(não muitas ,lol):
- o CAF só abrange o periodo escolar,isto é, pagamos todos os meses até mesmo nas interupções escolares mas as crianças não podem frequentar
- o ATL é o espaço destinado ás crianças que frequentam o ensino básico
- nas férias se eu quiser o reguila na escola terei que pagar 35 euros á parte para além do CAF
Agora pergunto,senão tivermos com quem deixar ficar as nossas crianças (muitas vezes avós) teremos que desembolsar mais dinheiro para além daquele que fomos desenbolsando ao logo do ano ou então teremos que pensar na opção BAF (baixa assistência á familia) que ao menos é paga a 100%.
E há outra burocracia, o P. trabalha por conta própria mas ainda não efectua descontos e então a escola pediu um declaração de rendimentos do ano 2007 porque para eles não chegou a apresentação do IRS.....onde para o cruzamento de dados?Será só para algumas situações?
Por fim pergunto a quem tem filhos em idade pra entrar na pré-primária se a burocracia é assim tanta?
6 comentários:
Pois eu não te sei dizer nada sobre o assunto, mas tenho ouvido falar da burucracia necessária, mesmo para as escolas públicas.
Espero que consigas arranjar uma boa solução.
Beijinhos.
Olá! Olá! Olá!
Sobre esta questão não te sei dizer grande coisa, mas esses BAF e CAF aqui para o meu trabalho tem outros significados, lol!
Mas é assim, Portugal é sem dúvida o país da burocracia!
No meu caso e até ao momento, e apesar de Afonso estar numa ama da SS, não me foi exigida muita coisa, mas tenho uma prima que é mãe solteira e que apresentou os rendimentos dela no infantário onde está o meu primo e foi "tabelada" por tudo menos por mãe solteira... e quando reclamou ainda lhe dera respostas parvas!
Beijo, beijo, beijo
Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com
P.S. Obrigada pelas visitas!
ah pois é...
uma trampa!
É o "belo" país que temos :(
BJS
O nosso pais é feito de burocracias ou (entraves)...Tens que ter paciência.
Beijocas!
Vim cá fazer uma visita muito rápida e não posso deixar de comentar!
O Dado também entrou para a pré este ano e tem praticamente a mesma idade do teu filho.
Tive que inscrevê-lo fora da minha área de residência, porque por aqui não havia o tal "prolongamento de horário" (penso que já deves ter ouvido falar), mas não foi colocado longe, continua bem pertinho de casa (benefícios de viver quase na fronteira!).
Isto para dizer que não tive qualquer problema, pode entrar às 7:30 e sair às 18:30, só tenho de levar lanche para a manhã e tarde, o restante está incluído nos 75,00€que irei pagar mensalmente!
É uma escola pública, daí os valores mais suaves, não tem instalações extraordinárias, são até bastante antigas, mas não lhes falta o essencial, até têm computador com jogos à disposição, o que não fazia qualquer falta nesta idade!
Eu poderia dizer-te para procurares outras escolinhas, mas nesta altura já não deverás conseguir vaga!?
(Se tiveres dúvidas, manda mail, OK!)
Beijos para ti
Enviar um comentário